Chicória Puna II é uma espécie herbácea, perene, com crescimento na primavera, verão e outono e níveis de proteína bruta muito similares aos da alfafa (22%). Se caracteriza por uma raiz forte e pivotante, a qual permite:
- Crescer e produzir em solos pesados onde leguminosas de produção de verão, como a alfafa, não prosperam;
- Tolerar situações de seca moderada;
- Colaborar como descompactador natural de solos pesados.
Puna II foi aprimorada na Nova Zelândia sob condições de pastoreio, buscando produção de matéria seca, rapidez de rebrote e persistência. Adapta-se muito bem a solos com alto conteúdo de salinidade, embora sua produção se debilite.
É uma variedade que necessita de frio para florescer. Sob manejos intensivos, uma baixa proporção de plantas passará a estado reprodutivo e vale lembrar que os caules nos primeiros estádios reprodutivos não são lenhosos, o que não afeta a qualidade do pastoreio.
Puna II ser plantada tanto no outono como na primavera. Recomenda-se a semeadura em linha. É boa acompanhante de pastagens de curta e longa duração. Deve ser evitado o pastoreio quando haja muita umidade porque pode danificar a coroa da planta, afetando sua persistência. Possui ótima digestibilidade e deve ser acompanhada por outras espécies que aportem fibra.