Rizomat Festuca continental rizomatosa
Ideal para ambientes marginais e ambientes que necessitem piso.
- Intermediário
- Mais de 3 anos
Rizomat é uma Festuca de tipo continental, desenvolvida no Uruguai, produto de 40 anos de seleção natural em campos de basalto, submetida a pastoreios contínuos e severas inundações. Por esta razão que se adapta a uma ampla variedade de solos, desde aqueles pouco drenados até os pobres em nutrientes.
É rizomatosa: a partir do segundo ano começa a emitir rizomas, que em última análise, terminam gerando uma maior persistência, e que permitem cobrir as entrelinhas e formar uma estrutura que cresce em forma de gramado, estabelecendo uma cobertura muito densa e tolerância ao pisoteio e pastoreios intensos e frequentes.
Tem floração tardia com data de emissão de panícula em início de outubro.
Rizomat é recomendada para solos com menor drenagem ou em situações de melhoramento de campo, em semeadura direta, com ou sem aplicação de glifosato, mas com condicionamento prévio da área. Pode ser consociaada com outras festucas para fornecer piso à pastagem e, também, com leguminosas perenes, tais como Cornichão ou Trevo Branco. Deve ser plantada a partir de meados de março utilizando como mínimo densidades de 20kg/ha. A festuca tem implantação lenta e as semeaduras tardias com solos frios reduzem sua velocidade de implantação e atrasam o primeiro pastoreio. Embora a festuca tolere o pastoreio contínuo melhor que outras espécies, altas performances em rendimento e qualidade se obtém com pastoreios rotativos, que como norma geral, devem realizar-se quando a pastagem alcança os 15-18 cm de altura e deixando um remanente de 5 cm. Ao passar do ponto ideal de corte, reduz a qualidade da forragem. O manejo de primavera deve prevenir a formação de talos, mediante pastoreios mais intensos e frequentes. Já o manejo de verão deve ser mais cuidadoso, evitando pastorear em períodos de seca e deixando um maior remanente para evitar danos por altas temperaturas.