IAPAR 61 Aveia preta
Ideal para cobertura em rotações agrícolas e boa opção para pastagem anual invernal
- Médio
- 6 - 10 meses
IAPAR 61 foi selecionada no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) com um duplo objetivo: alimentação animal (pastoreio direto ou reserva) e cobertura como parte da conservação do solo em rotações agrícolas.
Seu ciclo tardio possibilita um maior número de pastoreios, aumentando a produção de forragem e prolongando o período de cobertura do solo. A alta produção de matéria seca assim como a baixa taxa de decomposição da palha, reduzem a população de ervas daninhas e melhoram as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.
Pode apresentar uma mínima porcentagem de plantas mais precoces (0,01%).
A semente de Aveia IAPAR 61 é pequena. Por isso se recomenda semear uma densidade entre 50-70 kg/ha. Pode ser semeada pura, como cobertura, ou pastagem anual de inverno, ou ainda em consórcio com azevém de ciclo longo para conseguir uma pastagem mais primaveril.
A inclusão da aveia na rotação tem por objetivo a obtenção de forragem rápida, com pastoreios que podem iniciar-se aos 45-60 dias da semeadura. Os consórcios com leguminosas de rápido crescimento, como o trevo da Pérsia e trevo vermelho, conseguem boas produções de forragem de alta qualidade, que podem também diminuir os desequilíbrios minerais típicos das aveias (hipocalcemia e hipomagnesemia). São necessários pastoreios controlados para otimizar o rendimento de forragem de aveia.