Milton Aveia branca
Ideal para aporte de forragem no início do outono
- 6 - 10 meses
É um cultivar originário da Nova Zelândia que, dada a sua versatilidade, pode ser usada para pastoreio direto como também para grãos ou reservas com excelente acumulação de volume para silo ou feno de alta qualidade. Seu ciclo, porte e qualidade de talo fazem de Milton uma excelente variedade para a confecção de reservas de planta inteira.
Em todas as experiências de reserva de outono (toneladas de matéria seca por hectare), inclusive as de semeadura tardia, Milton se destaca por sua produção de matéria seca com uma taxa de crescimento médio de 72 g MS/dia.
Seu hábito ereto permite associá-la com leguminosas anuais invernais, como o trevo da Pérsia, gerando pastagens altamente produtivas de muito boa qualidade.
Com o objetivo de realizar pastoreios múltiplos deve ser plantada a partir de meados de fevereiro. As semeaduras de janeiro não são recomendadas porque Milton tende a criar talo rapidamente, ainda antes do primeiro pastoreio, reduzindo o período de utilização no outono/inverno. A inclusão da aveia Milton na rotação tem por objetivo a obtenção de forragem rápida, com pastoreios que podem iniciar aos 45-60 dias da semeadura. Pode ser realizada em consórcio ou pura. Os consórcios com leguminosas de rápido crescimento, como o trevo da Pérsia ou trevo vermelho, alcançam grandes produções de forragem de alta qualidade, que podem também diminuir os desequilíbrios minerais típicos das aveias (hipocalcemia, hipomagnesemia). São necessários pastoreios controlados para otimizar o rendimento de forragem de aveia. O pastoreio deve ser mais cuidadoso se o que buscamos é o cultivo de feno/grão depois dele.
O manejo ótimo exige uma altura de entrada de não mais de 25 cm e uma altura de saída de ao menos 7 cm, tendo especial atenção em pastorear antes da indução para não comprometer o rebrote. Milton apresenta uma excelente resposta a fertilização nitrogenada pós pastoreio. O término do pastoreio com objetivo de acumular reservas deve ser feito em torno de 1º de agosto, data ótima. No caso de reservas de outono, o corte deve ser feito no emborrachamento.