INIA Fortuna Festuca continental

Indicada para sistemas intensivos com altos requerimentos nutricionais.

  • Longo
  • Mais de 3 anos

características

  • Floração tardia
  • Excelente sanidade de folha
  • Alta qualidade, boa digestibilidade

INIA Fortuna foi obtida em INIA La Estanzuela depois de cinco ciclos de seleção com ênfase em qualidade de forragem (DMO, FDN), flexibilidade e sanidade foliar. O caráter distintivo deste cultivar é sua altíssima qualidade.

É uma festuca continental de ciclo tardio. Possui hábito de crescimento intermediário com boa capacidade de perfilhamento. Produz forragem todo o ano e seus rendimentos em quilos de matéria seca anuais são claramente superiores aos de outros cultivares tardios de ciclo similar. Este maior rendimento se combina com excelente qualidade de folha e resistência a doenças foliares, especialmente ferrugem.

A incorporação de INIA Fortuna em um sistema de produção, permite assegurar a oferta de forragem de qualidade por um período mais prolongado, uma vez que quando a maioria das festucas estão em pleno período reprodutivo entre setembro e outubro, INIA Fortuna produz forragem de melhor qualidade e digestibilidade. 

Algumas recomendações

INIA FORTUNA é uma festuca de alta qualidade pelo que está especialmente indicada para pastagens perenes em sistemas produtivos onde o valor nutritivo é prioritário, tais como vacas em lactação e terminação intensiva. Sua maior digestibilidade se reflete num incremento na produção animal. Deve ser plantada a partir de meados de março utilizando como mínimo densidades de 20 kg/ha. A festuca tem implantação lenta e as semeaduras tardias com solos frios reduzem sua velocidade de implantação e atrasam o primeiro pastoreio. INIA Fortuna pode ser consorciada com leguminosas perenes, como o Cornichão e o Trevo Branco. Também com Festuca Rizomat. Embora a festuca tolere o pastoreio contínuo melhor que outras espécies, altas performances em rendimento e qualidade se obtém com pastoreios rotativos. Ao ter um porte ereto e perfilhos bem finos, recomenda-se entrar a pastorear com uma disponibilidade entre 2.500 a 3.000 kg MS/ha (entre 18 e 20 cm de altura aproximadamente) e respeitar a altura de remanente, de um punho (entre 500 e 800 kg MS/ha) especialmente nos meses de verão, onde é crucial não estressar a planta para assegurar sua perenidade. Responde fortemente à fertilização nitrogenada, melhorando sua produção e qualidade de folha.

Top of the page
Close

Inscreva-se

Você quer fazer parte da nossa comunidade?