INIA Aurora Festuca

Ideal para pastagens de rotação longa de alta produtividade e qualidade.

  • Precoce
  • Mais de 3 anos

características

  • Floração muito precoce e concentrada
  • Alto vigor inicial
  • Alta produção anual de forragem
  • Excelente sanidade de folha
  • Adaptação local

A festuca Aurora foi obtida no INIA La Estanzuela, depois de três ciclos de seleção sobre diversos cultivares precoces, incluindo materiais uruguaios para uma melhor adaptação local e ótimos níveis de sanidade foliar.

Caracterizada por sua destacada produção invernal e ciclo curto, INIA Aurora floresce em fins de agosto para, depois de seu pico reprodutivo concentrado, continuar produzindo folhas flexíveis até a entrada do verão. Por isso tem a capacidade de produzir forragem ao longo de todo o ano.

É de muito rápida implantação e ótima persistência, adaptando-se a uma diversa gama de solos.

Recomendações de semeadura

Deve ser plantada a partir de meados de março utilizando como mínimo densidades de 20 kg/ha. A festuca tem implantação lenta e as semeaduras tardias com solos frios reduzem sua velocidade de implantação atrasando o primeiro pastoreio.

Recomendações de manejo

É uma excelente opção para rotações agrícolas onde a fase de pastagem tem uma duração maior ou igual a 3 anos. Em sistemas leiteiros, para diminuir a variabilidade na produção de forragem anual, e em sistemas pecuários, para complementar a produção de forragem do campo natural. INIA Aurora pode ser consorciada com leguminosas perenes, como o Cornichão ou Trevo Branco. Também pode ser utilizada com outras gramíneas perenes como o Dactylis Aurus ou a Festuca Rizomat. Embora a Festuca tolere o pastoreio contínuo melhor que outras espécies, a melhor performance, em rendimento e qualidade, se obtém com pastoreios rotativos que como norma geral devem deixar 5 cm de remanente e pastorear quando a altura alcança 15-18 cm. O manejo de primavera deve prevenir a formação de talo mediante pastoreios mais intensos e frequentes. Já o manejo de verão deve ser cuidadoso, evitando pastorear em períodos de seca e deixando um remanente maior para evitar danos por altas temperaturas. Responde fortemente à fertilização nitrogenada, melhorando consideravelmente sua produção e qualidade de folha.

Top of the page
Close

Inscreva-se

Você quer fazer parte da nossa comunidade?